Carlos Guimarães / Luís Soares Carneiro
Obras e Projectos, 1988-2003

Porto, Edições ASA, Colecção Obras e Projectos, 2004 (com textos de introdução de Raquel Henriques da Silva e Victor Perez Escolano).
 

Excerto do texto da Prof. Raquel Henriques da Silva, da Universidade Nova de Lisboa, ex-Presidente do IPM (Instituto Português de Museus)

— “Especialistas em alguns temas maiores (…) das cidades e suas arquitecturas, têm, como uma das marcas autorais, o gosto de lidar com os tempos e as heranças, monumentalizando-os como corpos abstractos protegidos, assumidamente novos e, no entanto, alimentados de reflexão memorialista: sobre a história, sobre a paisagem, sobre as formas orgânicas vernaculares. Dito de outro modo, são, na minha opinião, arquitectos neo-modernos que da modernidade assumem a utopia ordenadora e despojada e, da sua morte, a convicção de que os sistemas, estilísticos ou estéticos, são matriz estruturadora mas não a seiva da arquitectura. Esta, inventam-na caso a caso, sobre o gosto de entrosar a luz nas formas e fazer delas lugares de vida, o que é um exercício mental mas também modo de romper as certezas projectuais com as incertezas dos seus valores de uso” (p.19/20).

Excerto do texto de Victor Perez Escolano, Arquitecto, Prof. Catedrático na Universidade de Sevilha, Espanha:
— “A arquitectura portuguesa actual (…) tem no diálogo com a paisagem e no entretecer dos valores locais e atributos modernos, algumas das coordenadas mais eloquentes e admiráveis (…). Uma realidade, tão plural como brilhante, que desembocou nas novas gerações de arquitectos portugueses que (…) garantem a identificação de uma realidade cultural que não deve ficar reduzida a uma figura ou a um grupo delas. Carlos Guimarães e Luis Soares Carneiro constituem uma parceria profissional que corrobora esta visão, e fazem-no não já a partir da luzidia novidade de projectos juvenis, mas da maturidade de uma trajectória consolidada” (p.29/30).
 
     
  Rua Fernão Lopes, 157 - 5ºDto | 4150-318 Porto | Portugal
Tel.: +351 22 616 86 78/9 | + 351 22 616 86 80 | E.Mail: atelier@2arq.com